Facebook     YouTube
MENU

IDIOMA
             



  Wellcome to hell... 08.10.2007  
Mais um veranito se passou e cá estamos nós novamente a iniciar mais um ano lectivo.
A todos os que regressam já sabem como é: as festas de Verão acabaram, mas começam as magníficas e frutuosas festas Académicas e acima de tudo a dor de cabeça que se chama ESTUDO e motivo pelo qual somos intitulados de ESTudantes. Don't forget: Study is our first priority.

Nós ESTuna já iniciámos e que belo início: em plena vila taurina, com muita tradição e patriotismo tentámos da melhor forma brindar com alegria todos os que nos ouviram na Marisqueira "O Campino" na Moita. Foi fantástico, reencontro de amigos, a família ESTuna novamente unida a fazer aquilo que mais gosta: cantar, tocar, transbordar alegria e beber uns canecos....

Umas breves palavras para todos os que tiveram a abençoada graça de ficarem colocados na Escola Superior de Tecnologia de Setúbal e iniciar aqui o seu percurso Académico no ensino superior: não se deslumbrem, porque o ensino superior é muito mais do que aquilo que vão viver nesta semana de recepção ao caloiro... Muita farra, muita festa, mas acima de tudo muito estudo, algumas noites perdidas e um ritmo ao qual não estamos habituados; por conseguinte, aqueles que pensam acabar o curso sem abdicar por vezes de uma festinha ou outra, sem fazer sacrificios um conselho vos damos: aluguem casa em Setúbal, perto da escola pelo menos por 6 ou 7 anos, com mais 2 ou 3 de opção!!!
Há tempo para tudo, inclusivé para pertencer à ESTuna, mas a primeira tarefa com que se vão deparar será aprender a definir prioridades e saber organizar o tempo; depois de o conseguirem vão ver que há tempo para tudo, até para faltar a uma aula ou outra mais aborrecida para ficar a dormir depois de uma 5ª feira à noite mais agressiva ou depois de uma actuação da Tuna em que fizeram ás 5 da manhã uma viagem de 300 Km.

Assim sendo, e em jeito de conclusão, a ESTuna convida todos os interessados em fomentar o Espírito Académico e a viver de forma intensa a desejada breve passagem pelo ensino superior a pertencerem a esta família. Os ensaios decorrem todas as quintas-feiras pelas 21h com ponto de encontro marcado na sala da Tuna, sala antes da reprografia ou então podes sempre dirigir-te à sala durante o dia e informar-te junto de algum elemento que provavelmente sempre lá encontrarás.

A todos desejamos um óptimo ano lectivo, esperando que nos cruzemos em breve...

Saudações Académicas

ESTuna


  Enfim, o merecido descanso...Boas férias a todos !!! 27.07.2007  
Pois é carissimos colegas desta saga que é a vida de estudante, chegou para muitos o merecido descanso. Exames de 1ª época passaram, de 2ª época, de 10ª época e por aí fora e sempre com a mente concentrada na praia, nas festas de verão e numas belas manhãs a dormir sem ter que pensar no estudo. Para nós ESTuna também encerrou no passado dia 13 de Julho em Sesimbra o ano tunante e diga-se com muita alegria e muito calo na garganta, fígado e afins, não estivessemos nós no final do ano !!! Vamos descansar e por as gargantas em reparação para voltarmos no próximo ano lectivo cheios de energia, alegria e vontade de sempre, porque vocês estudantes setubalenses merecem de nós sempre o melhor. Vem então a ESTuna desejar a todos os estudantes umas boas férias, votos de que os exames tenham corrido de feição e boa sorte para quem ainda tem os tipicos exames de Setembro.

Um abraço e boas férias...


  Um dia de Benção e Queima como nunca vivemos... 28.05.2007  
Certamente que recordaremos com saudade o dia da Benção e Queima das Fitas de 2007... Foi com um enorme prazer, grande alegira e alguns picos de emoção que a ESTuna, no último dia da Semana Académica de 2007, marcou presença nos vários restaurantes por onde almoçaram Finalistas...

Passámos pel"O Parque", "Isidro dos Frangos", "Melro IV", "Novo 10", "Cantinho dos Petiscos", "Ostra do Sado" e "O Bóia". Infelizmente não conseguimos chegar a mais. A hora já era tardia e quando nos sentámos à mesa para trincar qualquer coisa, acalmar a carga etílica e descansar as pernas, o relógio já passava das 16h...

Foram 4 horas de uma longa maratona que queremos repetir em todas as Semanas Académicas. O Espírito Académico esteve bem vivo e difundiu-se através da música da ESTuna, da alegria dos Finalistas e respectivas famílias. Chegámos bem longe, num trajecto que em começou no nosso Campus (IPS) e culminou no Largo José Afonso. As serenatas foram mais que muitas, a confraternização com outros elementos de Tunas da nossa cidade também se proporcinou e inclusive deixámos uma família Terceirense bastante feliz...

Cantámos e fizemos cantar, emocionámo-nos e emocionámos, vivemos o verdadeiro Espírito Académico numa semana de fortunas e Euros que não queremos nunca receber, quando comparado com momentos de amizade, carinho e emoção com que fomos brindados...

Um grande bem haja a todos os Finalistas!
A ESTuna deseja-vos um próspero sucesso profissional e rápida entrada no mercado de trabalho.

"Adeus, adeus minha terra vou partir...
Mal de ti jamais direi, a ninguém...
Dá o mundo muitas voltas, quero ir...
Mas não sei se voltarei, nota bem..."

Finalmente, gostaríamos de receber dos Finalistas e não só, as fotografias que connosco foram tiradas para que possamos no futuro recordar esse dia singular. Podem fazê-las chegar através do nosso email: estuna@est.ips.pt. As opiniões, ressacas, desabafos, memórias, critícas e afins serão bem-vindos e deverão constar no Livro de Visitas.

ESTuna


  Semana Académica de Setúbal 2007 18.05.2007  
Eis que em breve teremos mais uma Semana Académica na cidade do Sado... A ESTuna tem o enorme orgulho e maior satisfação em felicitar desde já todos os Finalistas que em 2006/07 sabiamente (ou por outros caminhos) chegaram a tão nobre patamar. Esperamos que a Semana Académica seja a festa que se deseja pela maioria e não se esqueçam os nobres costumes de Tradição e Espírito Académicos.

Como infelizmente vem sendo hábito, a Comissão Organizadora da Semana Académica de Setúbal (seja ela de que ano for), tem praticado para com as Tunas da cidade de Setúbal um comportamento que não condiz com o respeito que estas Instituições merecem, sobretudo em tão nobre período académico. De há uns anos a esta parte, a ESTuna tem-se batido com as várias Comissões Organizadoras da Semana Académica de Setúbal por fazer respeitar a Tradição Académica e tratar condignamente as Tunas da cidade do Sado, responsáveis por duas das seis noites que compõem a Semana Académica de Setúbal... (Percentualmente falando, isto traduz-se em mais de 30% dos eventos nocturnos da Semana Académica.)

Lamentável e inacreditavelmente ainda não conseguimos chamar à razão quem de direito. Já optámos por intervenções radicais (minuciosamente fundadas em comunicados à Comunidade Estudantil) e outras mais subtis (que poderão ter passado despercebidas aos mais desatentos)... Como o diálogo e preocupação da Comissão Organizadora da Semana Académica de Setúbal se revela para connosco, ESTuna, atitude inexistente e/ou indiferente, decidimos este ano continuar a marcar uma posição diferente.

Na Semana Académica de Setúbal de 2006/07, a ESTuna decidiu aproximar a convivência com os Finalistas e restante Comunidade Estudantil!

Assim, a ESTuna - Tuna de Engenharia da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal, para além de presença assídua e diária nas várias actividades da Semana Académica de Setúbal, proporcionará os seguintes eventos:

- Dia 21 de Maio - Actuação na Abertura da Semana Académica de Setúbal na Noite de Serenatas.
- Dia 27 de Maio - Presença na Celebração da Bênção das Pastas e posterior animação nos restaurantes onde os Finalistas e ESTudantes almoçarão com os seus familiares.

Esperamos desta forma não defraudar as expectativas dos Finalistas e afirmar desde já que contamos com a ajuda dos mesmos na identificação do “roteiro gastronómico” a realizar no dia 27 de Maio. Para tal, durante a Celebração da Bênção das Pastas estarão elementos da ESTuna a recolher informação dos restaurantes onde estarão Finalistas para que possamos marcar a nossa presença nesse dia singular. Se atempadamente nos quiserem dar essa informação, solicitamos nos facultem o nome e local do restaurante no livro de visitas da página da ESTuna, ou seja, aqui. Certamente que nos encontraremos por lá.

Finalmente, desejamos confraternização, divertimento e muita animação a todos os ESTudantes, em particular aos Finalistas, e a todos os que decidirem marcar presença na Semana Académica de Setúbal 2006/07.

Com as melhores Saudações Académicas,
ESTuna


  XII Bocage, o rescaldo 08.05.2007  
Foi difícil, está superado e deixa saudades até ao XIII!


A XII edição do Festival Internacional de Tunas Bocage decorreu com pequenos imprevistos que com a especial compreensão das Tunas a concurso conseguimos ultrapassar, tornando o Festival numa festa quer para os intervenientes, participantes, convidados, patrocinadores e claro o caloroso público.

Eis os prémios atribuídos nesta edição do Festival Bocage 2007:

Melhor Pandeireta - Tuna Templária de Tomar

Melhor Estandarte - Tuna Templária de Tomar

Melhor Instrumental - Real Tunel Académico de Viseu

Melhor Solista - Tuna de la Facultad de Ciencias de la Educación de Granada

Melhor Tuna - Tuna Templária de Tomar

Tuna mais Tuna - Real Tunel Académico de Viseu

"Tuna do Público" - Tuna Templária de Tomar (Eleita pelo público presente no Fórum Luísa Todi)

"Tuna Mais Xarrouca" - Tuna Templária de Tomar (Eleita pela carga etílica ingerida)

Deixamos ainda uma referência sentida de enorme orgulho no nosso homenageado deste ano, o Coral Infantil de Setúbal. Quiçá os ESTunos de amanhã...

Agradecemos às Tunas presentes, quer no "Encontro Cidade de Setúbal" que se realizou na 6ª-feira, quer às que participaram no Festival no sábado, o enorme brio, camaradagem, amizade e Espírito Académico com que brindaram a nossa cidade do Sado.

Na certeza que continuaremos a proporcionar momentos únicos na nobre arte e engenho de ser um ESTuno, andaremos por Portugal e arredores até ao XIII Festival Internacional de Tunas - Bocage 2008...

Aquele Abraço
ESTuna



Páginas:   1 2 3 4 5 6 7 8