Facebook     YouTube
MENU

IDIOMA
             



  Bocage de Regresso. O encantos das Tunas... 23.04.2010  
É já no próximo dia 1 de Maio que o Auditório da Anunciada recebe mais uma vez o Festival Internacional de Tunas Bocage, este ano, na sua 15ª Edição.

Como é seu timbre, a organização, ESTuna – Tuna de Engenharia da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal e a Associação de Estudantes da mesma escola (AEEST Setúbal), irão prestar a tradicional homenagem. A escolha este ano, não recaiu sobre uma pessoa mas sim sobre uma instituição, o Serviço Pastoral do Ensino Superior de Setúbal.

O evento começará na sexta-feira, na Cooperativa do Faralhão, com o Encontro de Tunas "Cidade de Setúbal" e termina no sábado com o grande Festival Bocage que terá início pelas 21 horas. Para além da homenagem ao Serviço Pastoral do Ensino Superior de Setúbal, irão estar presentes a concurso:
TASCA – Tuna Académica de Setúbal Cidade Amada
TAUE – Tuna Académica da Universidade de Évora
Tusófona – Real Tuna Lusófona
Tuna de Veteranos de la Coruña (Espanha)

Em extra-concurso, contamos com a presença do Grupo de Serenatas da Faculdade de Motricidade Humana. A fechar o rol de Tunas, a ESTuna, Tuna anfitriã, abrilhantará também a noite.

Com todos estes ingredientes o espectáculo está garantido. Não falte e junte-se a nós nesta noite mágica. Até sábado!


  Onde almoças tu? 21.05.2009  
Caros Finalistas e ESTudantes,

À semelhança do que a ESTuna tem feito nos anos anteriores, vamos mais uma vez, tentar aproximar a convivência entre os Finalistas e restante Comunidade Estudantil!

Assim, a ESTuna - Tuna de Engenharia da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal, para além de presença assídua e diária nas várias actividades da Semana Académica de Setúbal, proporcionará os seguintes eventos:

- Dia 25 de Maio - Actuação na Abertura da Semana Académica de Setúbal na Noite de Serenatas.

- Dia 31 de Maio - Animação nos restaurantes onde os Finalistas e ESTudantes almoçarão com os seus familiares.

Poderás deixar o nome e local do restaurante bem como as horas onde almoçarás com os teus familiares e amigos na sala da ESTuna, ou no nosso livro de visitas, isto se quiseres que a ESTuna por lá apareça para animar o almoço desse dia singular.

Venham de lá esses locais, pois o dia é de folia e consagração Académica e nós, enquanto amantes da Vida Boémia e embaixadores do Espírito Académico, teremos o enorme prazer em estar presentes...

"Somos ESTudantes de capa negra e batina,
Por Portugal nós andamos a tocar,
Somo Tunos e cantar é nossa sina,
Cantando trovas, serenatas ao luar..."


  Ano novo, continuação de boa vida! 31.01.2009  
O ano de 2009 chegou, juntamente com uma profunda crise económica, mas que em nada afecta a força de vontade deste grupo e o amor à nossa Tuna!

Temos novo Magister - o nosso irmão Secas - e renovada esperança que este ano seja um óptimo ano Tunante.

Resta-nos agradecer o esforço e dedicação do antigo Magister Elvas e respectivos orgãos directivos que sempre tentaram fazer o melhor pela ESTuna.

Já estamos a trabalhar há algum tempo para que o Bocage 2009 seja mais um grande sucesso e também temos como objectivo efectuar novo elo de ligação com as gentes de Setúbal que tanto necessitamos para levar este barco a bom porto.

Dia 14 de Março temos aniversário da nossa muy nobre Tuna e contamos fazer uma ronda pela baixa de Setúbal como nos bons velhos tempos.

Como já escrevemos aqui anteriormente, mesmo com as condicionantes desta malta nova gostar mais de net's e tv's por cabo que de Tunas, lá conseguimos "angariar" alguns novos elementos que vamos fazer por lapidar para que possamos garantir um bom futuro à ESTuna.

Entretanto a "velha guarda" anda por aqui de pedra e cal e tudo vai fazer para que esta família continue unida e a cantar por esse mundo fora!

Até breve!


  Passado, Presente e Futuro 01.08.2008  
Caros amigos,

Todos sabemos o percurso da gloriosa ESTuna... entre momentos fantásticos, de sonhos, alegrias e um encanto sem fim a momentos menos bons, tristeza, falta de motivação, etc, lá fomos ultrapassando todos os obstáculos e podemos considerar que, quer pelo orgulho, dedicação e amor à camisola, estamos de pedra e cal no mundo tunante.

Somos grandes musicos? Claro que não!
Somos cantores fora de série? Nem pensar!
Mas somos companheiros de armas, amigos, alguns irmãos e adoramos cantar, tocar, alegrar, confraternizar, a boémia é nossa companheira e respiramos ESTuna!

Sabemos também o presente da nossa Tuna.
Somos cerca de 25 elementos activos, entre os quais cerca de 60% já acabaram o curso, 80% dos elementos trabalham, 20% estão casados ou juntos, 10% têm filhos, mas o amor à ESTuna é tanto que por cá andamos para o que der e vier.

Durante este longo e fantástico percurso entre o passado e o presente muito se passou.
A maldita TV por cabo que tanto gostamos, a hoje indispensavel internet, as consolas de jogos e todos esses endiabrados aparelhos, estão a levar-nos a mais preciosa matéria prima que é, claro está, a mão de obra.
Malta nova, com sonhos, que goste de cantar e tocar, com Espírito, precisa-se!

Portanto e passando para o futuro, estamos sem dúvida muito receosos em relação ao que se avizinha porque os princípios pelos quais esta nova geração se rege são por si só diferentes das gerações anteriores e das quais a maior fatia da ESTuna faz parte (Talvez melhores, talvez piores, não sabemos...).
A necessidade de privar cara-a-cara já não faz tanto sentido, já não há grandes festanças de ESTudantes nas Praias do Sado, o tempo ocupa-se de uma forma vertiginosamente diferente, os miúdos já não brincam à apanhada, ao bate o pé ou ao berlinde com as 3 covinhas, enfim é a lei da vida, as coisas mudam.

E assim, a questão que se coloca é a seguinte: Como vai ser daqui em diante?

Mas no fim de tudo uma coisa é certa, cá estaremos de guitarra em punho, trajados, bem dispostos e até regados, para ver o que virá!

Disso podem ter a certeza!!!


  Boa sorte companheiro! 06.07.2008  
Pois é meus amigos, é com alegria mas também com alguma nostalgia e saudade que recebemos a notícia de que o nosso irmão Açoriano vai partir para os Açores com a sua esposa Margarete para voltar às origens e começar aquela que será decerto uma aventura com um final muito feliz para todos...

O Açoriano é e sempre será um ESTuno do qual nos orgulhamos e nos orgulharemos pela sua humildade, amizade, alegria, companheirismo e força de vontade muito acima da média e que não nos cansamos de enaltecer.

Sempre sendo um defensor das tradições, o Açoriano fez questão de acompanhar os projectos a caloiro e os caloiros a fim de lhes incutir o Espírito Académico que nos caracteriza.

Pela sua amizade, uniu-nos como poucos e esta não será uma despedida mas sim um até breve pois estaremos sempre de braços abertos para receber o nosso irmão que fará sempre parte da família ESTuna e ele bem o sabe.

Só te podemos desejar tudo de bom e se conseguires alcançar o que mereces serás sem dúvida muito feliz!

És o maior e todos te adoramos!

Grande abraço ESTunante e um bem haja do tamanho da beleza dos Açores!!!



Páginas:   1 2 3 4 5 6 7 8